terça-feira, 30 de outubro de 2012

Resenha - Garota Replay - Tammy Luciano



 Garota Replay - Tammy Luciano 
Subtítulo: O Que Você Faria Se Encontrasse Você Mesma?
Autor: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630076
Páginas: 144
Ano: 2012
   Imagine um cenário praiano. Onde a cidade é cercada de mar e muito sol. Uma carioca e seus mistérios são os fatores que resumem os acontecimentos recentes na vida de Thizi, uma jovem estudante de Administração da Barra da Tijuca. Lugar onde cresceu seus sonhos e suas decepções. E coloca decepções nisso.

 Para ela seria um dia normal como qualquer outro, pois seus pais decidiram viajar o mundo em busca de aventura e diversão. Deixada sozinha com sua segunda mãe (a pessoa responsável pelos cuidados dela desde pequena). Sentia falta deles no seu dia a dia. Mesmo assim, nunca deixou de se preocupar com os outros. Principalmente com Tadeu, pessoa da qual nutria um relacionamento.

  “Tudo tinha um motivo, cada detalhe o seu porquê e minha vida mergulhada em mudanças.” Pág. 11 (Capítulo 1)

 O que acaba saindo de controle, quando ela fica sabendo por terceiros que viram seu namorado beijando outra garota numa festa. Começa sua autoavaliação de quanto ela teria sido cega de nunca ter reparado nos sinais, apesar dos amigos sempre avisarem. Com um impulso de sobrevivência,decide sair  para espairecer  sua mente,que andava muito conturbada.Uma simples festa iria deixar seus problemas momentâneos de lado,porém, o inesperado aconteceu.A maior bizarrice de todas.O que ninguém em sã consciência acreditaria.

O que você faria se encontrasse você mesma?

  Foi exatamente o que aconteceu. Nossa garota recém desiludida com sua vida,encontra você mesma bem ali,parada na pista de dança.Uma outra dela mais bonita e decidida a ser feliz.Diferente de como a própria sentia-se.Uma verdadeira idiota em acreditar nas milhares de desculpas que Tadeu já falou.Mas o que ela seria?Um clone desenvolvido a partir de um fio de cabelo?Será que teria uma irmã gêmea, e seus pais nunca contaram?

 Thizi nunca tinha visto isso antes. Talvez nos cinemas, mas não em carne e osso. O descobrimento de uma “igual” a você, deixou que várias perguntas fossem formuladas em sua mente. Os acontecimentos estariam apenas começando. Só ela que não sabia. Como sempre, a última a ser avisada.

 “Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores.” Pág. 74 (Capítulo 7)

  A noite da traição foi um completo desastre, seu melhor amigo, Tito, estava fotografando a mesma festa onde Tadeu estava. No mesmo momento seu Best friend acabou machucando-se ao defender sua imagem em uma briga com o infiel.Com  medo que Thizi descobrisse,saiu bêbado e alucinado pela rua afora,causando minutos depois um grande acidente.Cena de pessoas sendo arrastadas para dentro da emergência.Grandes consequências fizeram com que o amigo de Tadeu,ficasse entre a vida e a morte.

 “Como somos capazes de traçar pequenas infelicidades por puro medo do gigantismo das enormes alegrias...” Pág. 94 (Capítulo 9)

 A infidelidade fez com que ela tornasse-se a mais nova traída da Barra. Mesmo que ela não aceitasse esse posto. Seu mundo vira de ponta cabeça. Seu melhor amigo companheiro para todas as horas, estava bravo por ela por nunca ter escutado as inúmeras vezes que ele tentou avisa-la. Definitivamente o Rio de Janeiro estava encoberto de nuvens negras. Nunca se sentiu tão sozinha. Sem amigos, mal falada, e ainda sua copia andando calmamente na orla da praia. Com uma vida melhor que a dela.

Grandes questionamentos pessoais aparecem pelo caminho. A descoberta do quanto deixamos nossos sonhos para trás e como ficamos bem longe deles.

Mas que segredos sua Garota Replay estaria escondendo?

O que ela sentia de verdade pelo Tito?Pessoa que abonava tudo por ela.

Thizi vai ter que tomar uma decisão muito importante. Deixar o medo de lado e arriscar-se para conseguir conhecer quem ela é de verdade.

Afinal, será que estava ficando louca?

Quem sabe...

 

“Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade.” Pág.144 (Capítulo 13)

 

 

 Minhas notas

 Ao finalizar a leitura dei três estrelas para o conjunto da obra, mas ao longo dos dias eu fiquei pensando em como o final me deixou bravo e irritado. Isso ao contrario de muitos irão pensar é bom, pois quando um livro mexe com você desta forma, é o sinal de uma leitura transformadora.

 Conheço a Tammy Luciano há muito tempo, desde os eventos do Novas Letras.Eu simplesmente amo seu jeito de tratar os leitores e a qualquer pessoa próxima dela.Ela lançou mais três livros anteriores,que não tive a oportunidade de ler.Não estou ganhando para falar bem dela,eu juro pra vocês.Quem conhece pessoalmente sabe o que eu estou dizendo.

 Garota Replay foi o livro que deixou mensagens sobre caminhos dessviados de nossos sonhos. Sobre como nossos medos podem ser nossos maiores inimigos.Medo de realizarmos o que sempre almejamos.Apesar de fino,o livro tem muito mistério e algumas cenas de ação.Simplesmente verdadeiro e emocional.Claro,nem tudo é perfeito.Tem algumas partes centrais do livro que são um pouco confusas,mas depois tudo faz sentido.Algumas cenas poderiam ser excluídas.Talvez ter colocado mais humor,pois imagina ter alguém igualzinho a você.Com certeza existem muitos momentos engraçadas se pensarmos.O que não retira o valor simbólico dele.Eu adorei mesmo o livro.Como explicado anteriormente,eu dei três estrelas,mas depois de analisar como ele ( O livro) mexeu comigo,só penso um coisa:  Eu quero um livro bem maior Tammy.Faça esse favor para os viciados de plantão.

 

Tammy Luciano é mais uma excelente escritora nacional, mostrando que os brasileiros podem vencer os obstáculos e serem reconhecidos.

Tammy, parabéns pela Editora Novo Conceito. Sabemos o quanto todos do Novas Letras lutaram para chegar onde vocês quatro estão agora.Muito obrigado por ser quem é.

 
Extras:





Espero que tenham gostado.

Até mais

Luiz Gouveia

 

*O livro de vocês está autografado, mas ainda não temos datas para os sorteios.

0 comentários:

Postar um comentário